Participe dos grupos de pesquisa do DACOM entrando em contato com os professores e professoras que os coordenam.
BARRAS – Bloco de Ações em Rap, Rádio e Ausências Sonoras
O BARRAS é um grupo de pesquisa e extensão, voltado para a promoção de vozes não hegemônicas. A história geralmente é contada por aqueles que silenciaram os outros povos, através da força e impuseram as suas versões. Não por essas serem as mais verdadeiras, mas sim por terem aniquilado povos e mutilado as suas vozes. Desse modo, o BARRAS age na contramão das histórias oficiais e busca promover aquelas vozes que foram silenciadas. Nossas ações envolvem produção sonora, revista e pesquisas sobre rap e rádio. Todas elas são focadas em vozes não hegemônicas. O BARRAS é reconhecido no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) como um grupo de pesquisa, bem como é um programa de extensão ligado a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis da UNIR (PROCEA).
COMtatos – Grupo de Pesquisas em Espaços e Temporalidades Comunicacionais
O grupo possui duas linhas de pesquisa: Mídias e Tecnologias Digitais; Processos Comunicacionais Fronteiriços. Os processos contemporâneos das mídias e tecnologias digitais são investigados sob perspectivas sociais, culturais e políticas na primeira linha. Essas pesquisas abordam as temáticas a partir das interfaces de espaço, tempo e cibercultura; história, memórias e mídias digitais; jornalismo e tecnologias digitais. A segunda linha investiga as interseções de comunicação e região, bem como os contatos limítrofes entre territórios e tempos de vivências, abordando, a partir da comunicação, conhecimentos tradicionais, migrações, identidades, processos sócio-históricos e apropriações de tecnologias digitais em contextos comunicacionais não-convencionais.
GEPECEC – Grupos de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea
O GEPECEC desenvolve estudos e pesquisas que analisam as relações entre culturas e as formas de educação na contemporaneidade. As produções e as discussões que empreendemos são organizadas em três linhas que são: Estudos Culturais e Educação Contemporânea, que analisa as relações das pedagogias culturais, das identidades e das diferenças no campo da Educação e nas condições contemporâneas; Jogos, Brincadeiras, Culturas, Infâncias e Formação Docente, que aborda as relações subjetivas, culturais, sociais, políticas e interações entre os jogos e as brincadeiras no desenvolvimento da subjetividade na formação de professoras e professores; e, Mídias, Representações de Gênero e Sexualidades e Formação Docente, que analisa as pedagogias culturais presentes em artefatos midiáticos, os modos de constituir as relações de gênero e sexualidade, as identidades, as diferenças e as produções de diferentes suportes que constituem e são resultados na construção da formação de professoras e professores para discutir as mídias como pedagógicas.
GPEA – Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual
O grupo agrega pesquisadores que se dedicam às atividades de pesquisa e extensão no âmbito das diferentes manifestações do audiovisual, como o cinema, em suas vertentes documental, experimental e ficcional, a fotografia, o radiojornalismo e o telejornalismo. Os integrantes buscam pensar o audiovisual em uma perspectiva interdisciplinar, a partir das contribuições teóricas de diferentes áreas, como a antropologia fílmica e visual, a comunicação social, especificamente o campo do rádio e da televisão, o cinema, a educação, a semiótica, a sociologia, a história etc. A criação do Grupo de Pesquisa e Extensão em Audiovisual surge da necessidade de esforços para a compreensão do campo do audiovisual na Amazônia Ocidental, especialmente em Rondônia.
LETRO – Laboratório de Estudos da Música Eletrônica
Formado com os objetivos de reunir pesquisadores da música eletrônica e conectar suas respectivas atividades de pesquisa, ensino e extensão em diferentes campos da ciência, o Laboratório de Estudos da Música Eletrônica (LETRO) se propõe a desenvolver pesquisas teóricas e práticas nas dimensões artísticas, culturais, comunicacionais, midiáticas e tecnológicas da música eletrônica, voltando-se às suas audiovisualidades e experiências de imersão, interação e entretenimento; às cenas, subculturas e contraculturas que ela engloba; às artes de discotecagem e produção musical; ao desenho do som e às suas relações com a tecnocultura; às paisagens e ecologias acústicas que ela modifica e constitui. Para promover o conhecimento desses objetos de estudo e de outros, o LETRO é também idealizado como um lugar de educação para a música eletrônica, interlocução com comunidades além do meio acadêmico, elaboração de produtos educomunicativos e divulgação cultural e científica.
MíDI – Laboratório de Mídias Digitais e Internet
O grupo produz pesquisas e conteúdos digitais de divulgação científica, a partir de duas linhas de pesquisa: Culturas Midiáticas e Jornalismo Digital. Na primeira, os processos contemporâneos das mídias e tecnologias digitais são investigados sob perspectivas culturais, históricas, políticas e sociais. Essas pesquisas abordam as temáticas a partir das interfaces: espaço, tempo e cibercultura; história, memórias e mídias digitais. Na segunda, as práticas jornalísticas digitais são investigadas a partir de aspectos relacionados da produção e dos produtos. Essas pesquisas abordam as temáticas a partir das interfaces: jornalismo e tecnologias digitais; jornalismo, internet e memórias.
REC – Grupo de Pesquisa e Extensão em Rádio, Educação e Cidadania
O grupo dedica-se à pesquisa e extensão em rádio e outras mídias sonoras e suas inter-relações com a educação e a cidadania na Amazônia Ocidental, especificamente em Rondônia. Compreende aspectos como a teoria, a história, a linguagem, a técnica, a programação, a produção e os conteúdos informativos dos veículos sonoros, sobretudo educativos, comunitários e alternativos, na perspectiva da comunicação para a cidadania referente à participação dos sujeitos e à produção de conteúdo.